Medicina Dentária
Medicina Dentária
A Medicina Dentária é a área da saúde que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os dentes, as gengivas e a mucosa oral.
Informação para Exames de Radiologia Dentária nos termos da Norma n.º 015/2013 da Direção-Geral da Saúde
Diagnóstico e/ou descrição da situação clínica
O exame que vai realizar é um meio complementar de diagnóstico com recurso a radiações ionizantes utilizado no diagnóstico e/ou tratamento em diversas áreas da medicina dentária, tais como: ortodontia, endodontia, implantologia, cirurgia, doenças periodontais ou diagnóstico de cáries. Na instalação existem equipamentos de proteção individual, tais como aventais de chumbo que podem ser utilizados, desde que não prejudiquem a qualidade do exame.
Descrição do ato/intervenção, sua natureza, objetivo e benefício
O exame proposto é o raio-x. Este possibilita a aquisição de imagens anatómicas, com o objetivo de auxiliar o médico no diagnóstico e/ou tratamento mais adequado e eficaz, resultando por isso num benefício para a sua saúde. Neste caso, o exame a realizar será um raio-X intraoral.
Riscos graves e riscos frequentes
Hoje em dia, os exames com radiação X são realizados tendo por base o princípio da otimização, onde a dose utilizada é tão baixa quanto razoavelmente possível, de forma a garantir um correto diagnóstico e minimizando os riscos associados. Com a evolução tecnológica dos detetores de radiação, os valores da dose efetiva reduziram. Estes valores de dose efetiva correspondem a um risco muito reduzido para o utente.
Em caso de necessidade, os exames de raio-x durante a gravidez e/ou período lactante podem ser executados. Os exames não apresentam contraindicações significativas desde que exista obviamente uma causa que justifique a sua realização. Contudo, no momento da sua execução, é crucial que a grávida informe o médico dentista ou assistente dentista do seu estado. A mulher deverá fazê-lo mesmo que suspeite apenas de uma possível gestação, de modo a não expor o bebé à radiação. Assim, como forma de proteção ser-lhe-á colocado um avental de chumbo, protegendo o resto do corpo de qualquer radiação ionizante.
Atos/intervenções alternativas fiáveis e cientificamente reconhecidas, e risco de não tratamento
A ecografia e a ressonância magnética são utilizadas na aquisição de imagens para diagnóstico e/ou tratamento que não utilizam radiação ionizante. O médico poderá recorrer a este tipo de exame, desde que forneça a informação desejada. No entanto podem não ser o método mais aconselhado cientificamente. A não realização deste exame poderá implicar a não identificação da sintomatologia e o respetivo tratamento.
Especialidades
Consultas /
Tratamentos
Corpo Clínico
Dr.ª Carla F. Costa
Consultas/Tratamentos
Dr. Carlos Martins
Consultas/Tratamentos
Dr.ª Luísa Oliveira e Silva
Consultas/Tratamentos